Fui negativado e incluso no SPC/SERASA e agora?

SEU NOME ESTÀ SUJO? PARTE III

A inadimplências para o consumidor tenha o nome negativado corretamente pela existência de dívidas, deve saber que lhe é garantido o direito de não ser exposto a ridículo e de não sofrer qualquer tipo de constrangimento ou ameaça na cobrança de seus débitos.

Isso é muito comum em casos em que o credor faz dezenas de ligações por dia, em qualquer lugar, para amigos, parentes, vizinhos ou para o trabalho falando sobre a dívida para colegas ou para o chefe, ameaças, coação, constrangimento e linguajar deselegante são um abuso de direito.

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

credor tem o prazo de até 5 anos contados da data de vencimento para cobrar dívidas decorrentes da falta de pagamento de boletos bancários, cartão de crédito e plano de saúde, por exemplo, além de contas de serviços públicos, como água, luz e telefone.

nome do consumidor pode permanecer negativado no SPC e Serasa por no máximo 5 anos do fato que gerou a inscrição - ou seja, da data de vencimento da dívida que não foi paga.

Se o estabelecimento comercial não retirar o nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito após o pagamento da dívida, também estará sujeito ao pagamento de indenização por dano moral.


FONTE: https://jus.com.br/artigos/72544/inscricao-indevida-no-spc-e-serasa-gera-indenizacao





Duvidas:

Advogado On Line (79)99901-1049 (whatsapp)









#nãorecebiauxilio #nãofoiaprovadoauxilioemergencial #auxilioemergencial #escritorioadvocacia #advogado #advogadoaracaju #advogadotrabalhista #advogadoprevidenciario #escritorioadvogados

#Advogadosaracaju #advogadoaracaju #advogadofamilia #advogadocriminalista #advogadoonline #advogadotrabalhista #advogadosergipe #escritoriodeadvocaciaemaracaju #escritoriosdeadvocaciaemaracaju #Advogadosaracaju #advogadoaracaju #advogadofamilia #advogadocriminalistaaracaju #advogadoonline #advogadoaracajutrabalhista #advogadosergipe #melhoradvogadoaracaju #advogadocentroaracaju #advogadocorrespondentearacaju #advogadoprevidenciarioaracaju #advogadodivorcioaracaju #peritografotecnico#peritojudicial #peritojudicialaracaju #peritografotecnicoaracaju #peritojudicialassinatura #advogadocorrespondente #nomesujo #divorcio #comodivorciar #divórcio