INADIMPLÊNCIA NA REVENDA: O QUE FAZER QUANDO CLIENTE NÃO PAGA?



INADIMPLÊNCIA NA REVENDA: O QUE FAZER QUANDO CLIENTE NÃO PAGA?



A inadimplência é uma ameaça à saúde financeira de todas as empresas e tipos de negócios, e a revenda não fica de fora.

Para a situação se agravar mais ainda, muitos revendedores não possuem o suporte judicial existentes em organizações formais, que tornam o processo de reverter a inadimplência.

Envie lembretes Em muitos casos, a pessoa que te deve pode estar esperando receber algum dinheiro, ou esqueceu de pagar ou ainda está procurando por meios de quitar sua dívida.

Essas primeiras cobranças sempre devem ser feitas de forma amigável, mostrando que está com disposição para ouvir, mas que mesmo assim espera um pagamento.

Por isso, prefira e-mails, que servem, inclusive, como prova jurídica, caso a situação escale ao ponto em que são necessárias.

Mostre, também, todas as formas de pagamento, como contas para depósito, e meios de contato para que, se necessário, a pessoa te procure e converse sobre a situação.

Esteja aberta para renegociações Em muitos dos casos, a pessoa não deixa de te pagar por falta de caráter – pode ser que ela tenha se endividado e não tenha dinheiro para honrar o compromisso.

seu direito cobrar pessoas que te devem, mas isso não quer dizer que essa cobrança pode ser feita de qualquer forma.O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe a chamada cobrança vexatória.

Práticas como cobrar parentes e amigos da pessoa, ir até o trabalho dela, correspondências que informem o valor devido na parte externa do envelope e outras entram nessa categoria.

Considere cobrança judicial Caso você tenha esgotado todas as formas amigáveis e respeitosas de cobrança, pode considerar uma opção que é vista como mais radical, mas que está em seu direito: fazer uma cobrança judicial.

Porém, caso o valor não seja muito alto, é possível fazer a cobrança via juizados especiais, conhecidos como pequenas causas, que é consideravelmente mais rápido que a justiça comum.

Estimular compras à vista, sem direito de fiado, é uma ótima prática para quem quer reduzir as faltas de pagamento, visto que a pessoa não tem acesso ao produto ou serviço antes do pagamento.


Fonte :

https://blu365.com.br/blog/o-que-fazer-quando-o-cliente-nao-paga/



Duvidas:

Advogado On Line (79)99901-1049 (whatsapp)






#nãorecebiauxilio #nãofoiaprovadoauxilioemergencial #auxilioemergencial #escritorioadvocacia #advogado #advogadoaracaju #advogadotrabalhista #advogadoprevidenciario #escritorioadvogados

#Advogadosaracaju #advogadoaracaju #advogadofamilia #advogadocriminalista #advogadoonline #advogadotrabalhista #advogadosergipe #escritoriodeadvocaciaemaracaju #escritoriosdeadvocaciaemaracaju #Advogadosaracaju #advogadoaracaju #advogadofamilia #advogadocriminalistaaracaju #advogadoonline #advogadoaracajutrabalhista #advogadosergipe #melhoradvogadoaracaju #advogadocentroaracaju #advogadocorrespondentearacaju #advogadoprevidenciarioaracaju #advogadodivorcioaracaju #peritografotecnico#peritojudicial #peritojudicialaracaju #peritografotecnicoaracaju #peritojudicialassinatura #advogadocorrespondente #nomesujo #divorcio #comodivorciar #divórcio